sexta-feira, março 28, 2008

Seleccinha

Se o jogo com a Grécia provou alguma coisa foi que Scolari tem razão. Pode parecer chocante, mas é verdade e não há por que desmenti-lo até porque é raro acontecer. Scolari tem razão quando diz que Portugal tem bons jogadores, mas não tem uma boa equipa. Quase nos antípodas da Grécia, que mesmo sem jogadores verdadeiramente geniais - embora quase todos sejam muito bons - tem uma excelente equipa. É claro que a Grécia também tem um excelente treinador e isso é meio caminho andado para se chegar a uma boa equipa. Ora, não só Portugal não tem uma boa equipa, como não se consegue perceber como se pode chegar lá em apenas dois meses quando cinco anos de Scolari à frente da Selecção Nacional não lhe garantiram absolutamente nenhuma rotina de jogo, nenhum sistema definido, nada. Absolutamente nada que resista ao desgaste do meio-campo desenhado por José Mourinho para o FC Porto campeão europeu e no qual Scolari se montou para fazer duas das melhores campanhas de sempre da Selecção Nacional no Euro'2004 e depois no Mundial de 2006. E é por isso que, mesmo a única boa notícia que parece ter resultado de mais uma derrota com a Grécia - Scolari diz que ganhou mais dois jogadores - serve de pouco. Jogadores, bons, excelentes, geniais jogadores, Portugal já tem. O que precisava era de uma equipa, mas, pelos vistos, desta vez não há ninguém capaz de oferecer uma a Scolari numa bandeja.

JORGE MAIA

segunda-feira, março 24, 2008

Canetas BIC e extraterrestres

Um objecto tão simples e de uso tão cotidiano quanto a caneta BIC é uma prova evidente de que os extraterrestres não só nos visitam, mas que estão entre nós.

Permitam-me mostrar porque. O comprimento da caneta com a tampa colocada é de 150mm, e a distância entre a Terra e o Sol é de 150 milhões de km. A relação é evidente. As canetas BIC são objetos de culto solar introduzidas no nosso planeta por alguma civilização extraterrestre. Mas isso não é tudo. O comprimento da tampa da caneta é de 58mm, e se descontamos o que mede o ganchinho (a parte que serve para que a caneta fique pendurada), restam 35mm. Somamos as duas medidas e obtemos 93, que multiplicado por 2 dá 186, exatamente 40mm mais do que o comprimento da caneta sem a tampa (146mm). Ademais, a soma dos números do comprimento da tampa sem o ganchinho, 35mm (3+5), é 8, que é o diâmetro da caneta. Qualquer um pode ver que nestas proporções existe uma relação, e dessa relação tem que se derivar uma mensagem, provavelmente as chaves para a utilização de todo o poder e a energia do Sol.

E tem mais. Se somamos o comprimento da caneta sem a tampa, e o comprimento da caneta com tampa, obtemos o total de 296, que é exatamente a distância, em km, entre Recife e Natal pela rodovia. Caso alguém ainda duvide, a tecnologia necessária para construir rodovias é de origem extraterrestre (suponho que ninguém seja capaz de pensar que uns primitivos humanos poderiam desenvolver sozinhos uma tecnologia assim), e a relação entre essa tecnologia e as viagens interplanetárias encontra-se oculta nas mágicas proporções das canetas BIC. E não apenas isso, provavelmente todos os segredos do Universo estejam nessa caneta. Somando o resultado anterior, 296, com a medida da tampa sem o gancho, 35mm, temos 331, que multiplicado por 2 é 662, quase a Constante de Gravitação Universal salvo o correspondente fator de proporcionalidade (o valor desta constante é de 6,67 x 10-11, o erro pode ser devido bem a falta de precisão em nossas medições, ou bem a que a inteligência superior que criou estes objetos decidiu que era perigoso demais pôr conhecimento demais em nossas mãos).

Além do mais, o comprimento do gancho é de 23mm. Se somamos os números do comprimento total da caneta, 150mm (1+5+0), temos 6, que com os 23 do gancho resultam em 6,023, bastando acrescentar o fator de proporcionalidade 10-23 para obter o número de Avogadro. Com certeza poderíamos seguir estudando as características deste maravilhoso objeto vindo das estrelas, e encontraríamos assim respostas aos grandes enigmas da humanidade.

Por nossa parte, e trás muitos anos de pesquisa e análise das canetas BIC, podemos afirmar que estamos muito perto de descobrir o segredo da eterna juventude, a Pedra do Filosofal, e na melhor das hipóteses, o porque das pessoas tenderem a se aglomerar num mesmo ponto durante uma reunião social embora tenham muito espaço a utilizar.



Link original